COMO FUNCIONA O RAIO-X

COMO FUNCIONA O RAIO-X

Publicado por: kl Publicado: 13/01/2022 Visitas: 671 Comentários: 0

O Equipamento de raio-x é composto pelo comando, gerador, tubo de raio x e coluna, mesa com buck e mural com buck.

Ele gera o raio-x quando está devidamente instalado em uma rede eletrica trifásica, e com o tubo e gerador de raio-x em perfeito funcionamento.

O exame é realizado por um profissional técnico de raio-x, ele posiciona o paciente e direciona o feixe de luz no corpo a ser radiografado através do colimador, que é fechado na saída (janela) do tubo de raio-x.

Após o posicionamento o técnico se afasta, geralmente para um biomo de proteção radiológica, onde consegue disparar o raio-x e ter visibilidade do paciente, então através do estudo de técnica de imagem radiológica e conforme a parte do corpo a  ser radiografada, seleciona a quantidade de emissão de raio-x que precisa para o exame, direto no comando do gerado, prepara o exame e dispara o raio-x.


O local que o paciente é posicionado, seja na mesa ou no mural, contém um compartimento chamado de "bucky" é nesse compartimento que fica disponivel para receber a imagem a placa digital, o filme raidológico, onde a imagem é gravada após o equipamento produzir o raio-x e  ultrapassar o corpo.

Como o raio X é um tipo de radiação que consegue atravessar facilmente a pele, os tecidos moles e o ar, mas que é absorvido pelos tecidos mais duros, como os ossos, só os raios que atravessam conseguem chegar no digitalizador. Quando isso acontece, os raios que conseguiram passar provocam uma reação na prata da imagem que a deixa preta.

Assim, quando a imagem é gerada, as partes moles e o ar aparecem em preto, enquanto os tecidos mais duros ficam a branco. Quando um técnico especializado de imagem avalia o exame, consegue referir as alterações presentes, permitindo que o médico chegue num diagnóstico.

Comentários

Escreva o comentário

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.