AMPOLA DE RAIO-X

AMPOLA DE RAIO-X

Publicado por: kl brasil Publicado: 24/05/2022 Visitas: 2093 Comentários: 0

Um tubo de raio-x, também conhecido como ampola de RX é um tubo de vácuo onde a energia elétrica é convertida em Raio X. A ampola RX é feita de vidro de berílio contendo um  filamento onde chamamos de catodo e um alvo que  chamamos de ânodo, essas partes conectadas a uma fonte de tensão elétrica geram o Raio-x.

O catodo é uma placa ligada ao polo negativo do tubo, onde contém o filamento que conectado à energia por sua vez  encandece gerando elétrons que serão direcionados ao Anodo. Já o ânodo e a placa ligada ao polo positivo, este é composto por um metal de alta condutibilidade e resistência, geralmente de tungstênio. 

Quando a tensão entre o cátodo e o ânodo fica bem elevada os elétrons gerados pelo filamento são direcionados ao alvo que ao choque por sua vez gera o que conhecemos como raio-x. Essas ondas de raio-x geradas atravessam o tubo através da janela e ultrapassa o corpo a ser radiografado, deixando a imagem interna gravada na placa posicionada atrás do corpo.

Veja todas Últimos Posts

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.